Ação Sustentável - Papel Semente
Localização
Estrada do Fio 3603 - Eusébio / CE
Áreas de Atuação
Educação
Resumo
Contextualização Por meio da observação da rotina da nossa escola, constatamos um auto índice de descarte de papel, nas salas de aula e nas demais dependências da escola. Constatamos que num período de vinte dias letivos, o descarte de papel chega a aproximadamente cinquenta quilogramas, e que, num espaço de tempo maior, esse volume de papel por nos produzido, se constituiria num grande desperdício de recursos financeiros e sem a reciclagem, um grande impactoambiental, pois a produção de papel consome grande quantidade de recursos naturais. Da constatação do problema, nos empenhados a pensar uma forma de resolve- lo. Encontramos uma maneira de reciclar o papel e transforma-lo em suporte de sementes, que se plantado germinaria novas plantas. Objetivo geral: Reciclar papel transformando-o em suporte de sementes, para dar destino sustentável ao papel descartado na Escola Eduardo Alves Ramos, Eusebio-CE. Objetivos específicos: - Estimular o uso do papel reciclado; - Projetar o uso de papel reciclado para cartões feitos pela escola; - Evitar a poluição do meio ambiente; - Estimular a comunidade escolar a produzir suas hortas caseiras a partir do plantio do papel semente. Relevância do projeto: Dentro do conceito de sustentabilidade, a reciclagem do papel também é excencial para reduzir a quantidade de favorecer o consumo consciente de recursos naturais, já que se gasta mais água e energia elétrica para a produção do papel comum do que o reciclado. Quanto ao papel semente, sua importância se justifica ao fato de que após o seu uso, ele poderá ser plantado evitando a poluição e gerando novas plantas. Tornando-se dessa forma, um meio eficaz disponível de contribuir com a diminuição dos impactos da ação humana no meio ambiente.
Público Alvo
Os alunos da escola e a comunidade ao em torno
Local da Implementação da Solução
Escola
Abrangência
Local
Parceiros
Sim. Ecoviver
Período de Desenvolvimento da Solução
De março até presentes dias
Quais foram as principais influências na construção da Solução?
Auto índice do descarte do papel.
Quais os principais resultados observados (até agora)?
*Diminuição no descarte do papel. *Produção do papel reciclado na escola. *Conscientização na comunidade. *Produção da horta escolar.
Status atual da solução
Em aplicação
Houve algum obstáculo na concepção/implementação da Solução?
A falta de alguns equipamentos.
A Solução possui financiamento? Quais?
Não
A Solução possui potencial de escalonamento? Quais?
Sim. Aplicando nas demais escolas como atividade no tempo integral.
A Solução possui potencial de replicabilidade? Quais?
Sim. Aplicando nas demais escolas di município.
Como ocorre/ocorreu a divulgação da Solução?
Informações sobre a solução
Pergunta: | Sim | Não |
---|---|---|
A Solução aborda o uso sustentável de recursos, as áreas naturais e o conhecimento tradicional? | - | |
A Solução aborda problemas de pobreza? | - | |
A Solução aborda os desafios dos direitos humanos, a justiça social, a equidade para todos os povos? | - | |
A Solução aborda a discriminação de gênero? | - | |
A Solução respeita/inclui direitos de povos indígenas e comunidades locais? | - | |
O projeto contribui no fortalecimento do trabalho e renda? | - | |
A Solução estabelece rotas de acesso à informação e para consulta pública? | - | |
Promove a resolução pacífica de conflitos? | - | |
A metodologia utilizada é inovadora? | - | |
A Solução possui uma sistematização/metodologia/passo a passo? | - | |
Ocorre a troca de informações? | - | |
Formou agentes disseminadores do projeto? | - |