SISAM - Sistema de Gestão Ambulatorial no Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar - HMJMA
Localização
Av Princesa Isabel 1526 - Fortaleza / CE
Áreas de Atuação
Gestão e Organização de Serviços
Resumo
Sistema de Gestão Ambulatorial no Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar - HMJMA, O objetivo do Projeto foi implantar um sistema de gestão ambulatorial que organize o atendimento ambulatorial, que permita a visualização desse atendimento por especialidade e estabeleça relações com outros setores além de ser capaz de potencializar o tempo do profissional no atendimento. Este sistema foi fomentado por uma solução tecnológica de uma estrutura informatizada e centralizada para a eficiente gestão de informações hospitalares, bem como, manter a referência e excelência na prestação do serviço. Esta é uma experiência que pode ser disseminada para os diversos campos de gestão do trabalho em saúde junto aos serviços de saúde do SUS por ser de fácil operacionalidade e rápida implantação. O conhecimento da realidade fornecido pelo sistema em que se verifica a capacidade de produção da força de trabalho levando em conta sua carga horária, produtividade fornece a possibilidade de subsidiar o planejamento tanto das escalas quanto da necessidade de abastecimento em função dos serviços produzidos ou demandados por esta oferta.
Público Alvo
Os profissionais de saude e da gestão do Hospital e Maternidade Jose Martiniano de Alencar
Local da Implementação da Solução
Hospital e Maternidade Jose Martinano de Alencar
Abrangência
Estadual
Parceiros
O corpo tecnico do hospital, a SESA e a ESP
Período de Desenvolvimento da Solução
vem sendo desenvolvida ha 3 anos e vem sendo construida por modulos a partir da demanda de gestão, por necessidade dos serviços e por apoio da equipe que opera seu desenvolvimento
Quais foram as principais influências na construção da Solução?
Com a decisão política da direção geral do HMJMA para solucionar os problemas apontados, ficou definido que a equipe de TI iniciou o desenvolvimento de uma ferramenta de gestão informatizada que fosse reflexo do perfil da unidade de saúde. Nossos dois p
Quais os principais resultados observados (até agora)?
O Projeto teve como resultado a implantação de uma ferramenta, de gestão no ambulatório do hospital, informatizado através de fácil utilização, agilidade no atendimento do paciente e na otimização dos processos de trabalho listados a seguir: Cadastro de todos os pacientes atendidos por especialidades em plataforma digital; Registro de todos os exames e procedimentos do ambulatório; Disponibilidade de dados que permitam traçar o perfil da demanda atendida; Agendamento eletrônico de consultas e exames subsequentes; Criação de prontuário único no hospital; Integração dos diversos setores que envolvem os atendimentos ambulatoriais (farmácia, exames, outras consultas, etc.); Registro simultâneo do profissional da medicina durante o atendimento;
Status atual da solução
Em aplicação
Houve algum obstáculo na concepção/implementação da Solução?
Limitação dos recursos tecnologicos e financeiros
A Solução possui financiamento? Quais?
Não. Recursos humanos, tecnologicos, administrativos e financeiros do Hospital
A Solução possui potencial de replicabilidade? Quais?
Sim. Apoiar os sistema macro da rede sesa
Como ocorre/ocorreu a divulgação da Solução?
Informações sobre a solução
Pergunta: | Sim | Não |
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A Solução aborda o uso sustentável de recursos, as áreas naturais e o conhecimento tradicional? | - | |
A Solução aborda problemas de pobreza? | - | |
A Solução aborda os desafios dos direitos humanos, a justiça social, a equidade para todos os povos? | - | |
A Solução aborda a discriminação de gênero? | - | |
A Solução respeita/inclui direitos de povos indígenas e comunidades locais? | - | |
O projeto contribui no fortalecimento do trabalho e renda? | - | |
A Solução estabelece rotas de acesso à informação e para consulta pública? | - | |
Promove a resolução pacífica de conflitos? | - | |
A metodologia utilizada é inovadora? | - | |
A Solução possui uma sistematização/metodologia/passo a passo? | - | |
Ocorre a troca de informações? | - | |
Formou agentes disseminadores do projeto? | - |