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Menssagem de erro

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Localização

- Pelotas/RS / RS

Áreas de Atuação

Prevenção

Resumo

UBS Online foi uma mudança no processo de trabalho para enfrentar a pandemia em que a porta de entrada e muitos atendimentos passaram a ser realizados por chamada de whatsapp. "Unidade Básica de Saúde Online – a UBS Online é um serviço de teleconsulta na Atenção Primária à Saúde -APS criado pelo Departamento de Medicina Social – DMS da Universidade Federal de Pelotas - UFPel como uma das respostas da APS à pandemia do coronavírus. A proposta do UBS Online atende a todos os ditames da Portaria do Ministro da Saúde, de origem do gabinete do Ministro de número 428, publicada no Diário Oficial da União em 20 de março de 2020 - Portaria MS/GM n º 467 de 20 de março de 2020 (1). O objetivo da UBS Online é evitar, ao máximo, os deslocamentos de usuários dos seus domicílios até a UBS para resolver questões burocráticas, queixas de saúde mental ou mesmo queixas clínicas nas quais o exame físico não é imprescindível, considerando as condições atuais de saúde pública, e o quanto o risco de exposição ao coronavírus é maior do que o risco relativo a queixa que o paciente apresenta. Na experiência vivenciada até o momento, observamos que praticamente todas as demandas do escopo da APS acabam sendo apresentadas, mesmo aquelas que apresentam manifestações clínicas passíveis de exame, temos o recurso da imagem e vídeo que conseguem ainda resolver boa parte dos casos. O serviço permite também o acompanhamento dos casos suspeitos domiciliares de coronavírus que, que neste momento, em particular, são relevantes. O único recurso material imprescindível para o início do trabalho foi um celular para cada UBS, já adquiridos pela UFPel. Os recursos humanos são os médicos lotados em cada UBS que, no período da Pandemia, cumprirão sua jornada de trabalho em revezamentos quinzenais, de modo que sempre tenha algum profissional médico no seu domicílio realizando atendimentos dos pacientes da sua área pelo Whats app. "1. Garantir a longitudinalidade do cuidado na APS durante a pandemia 2. Fortalecer o vínculo entre equipe e usuários 3. Abrir nova forma de acesso a APS durante a pandemia " "

Local da Implementação da Solução

UBS Online

Abrangência

Regional

Parceiros

"Secretaria Municipal de Saúde " Universidade Católica de Pelotas

Quais os principais resultados observados (até agora)?

"1. Proteção de profissionais e usuários por evitar encontro presencial 2. Manutenção e fortalecimento do vínculo 3. Atendimento com acesso ao prontuário eletrônico 4. Garantia da assistência farmacêutica 5. Evitar descompensações dos quadros que hoje estão estáveis e permitir ampliação do cuidado "

Status atual da solução

Em aplicação

Como ocorre/ocorreu a divulgação da Solução?

Informações sobre a solução

Pergunta: Sim Não