FOTOLIBRAS
Localização
Av Mario Melo, 86, Edf Olinda, Sala 1604 - Santo Amaro - Recife/PE - Santo Amaro - Recife/PE / PE
Áreas de Atuação
Educação e Inclusão social com deficiência
Resumo
FotoLibras é um projeto de fotografia participativa que usa a imagem como uma ferramenta educacional e comunicacional para promover a cultura e os direitos da comunidade surda. Cursos e oficinas proporcionam oportunidades para surdos explorar o poder da imagem e virarem protagonistas de seus direito
Público Alvo
Comunidade surda
Local da Implementação da Solução
Santo Amaro - Recife/PE
Abrangência
Nacional
Parceiros
Oi Kabum! Recife A escola cede um espaço e realiza trocas com os alunos Museu de Arte Moderna (MAM) São Paulo Realização de intercambios entres participantes.
Quais os principais resultados observados (até agora)?
Ao longo dos últimos quatro anos o FotoLibras vem contribuindo de forma singular ao desenvolvimento pessoal e educacional dos participantes do projeto. Realizamos cursos e oficinas atingindo mais de 500 jovens surdos na região nordeste. Através de experiências lúdicas, em ambientes adequados às necessidades educacionais dos jovens, o projeto vem aumentando a auto-estima, a confiança e a expressão dos seus integrantes, além de estimular melhoras na comunicação em família, o comportamento escolar e o compromisso com o ensino regular. Nos últimos anos, o projeto vem trabalhando mais intensamente com um grupo de multiplicadores que atuam como palestrantes, administradores, produtores e educadores do projeto, possibilitando geração de renda, aprendizado contínuo e o ensino de surdo para surdo. Atualmente dois jovens surdos integram a coordenação do projeto, sendo 500 beneficiários diretos e 10 mil beneficiados indiretos. Alguns dos outros resultados do projeto são: - Aumento na capacidade de expressão dos participantes através de leitura de imagens; - Aumento no entendimento sobre como a fotografia pode ser explorada como meio de comunicação e ferramenta educativa.; - Surgimento de iniciativas de fotografia para surdos em várias cidades do Brasil, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, João Pessoa, Salvador, Natal, Belo Horizonte e Boa Vista; - Aumento na participação de surdos em espaços dominados por ouvintes: galerias, palestras, mostras de fotografia, conselhos, congressos e comissões políticas; - Publicação de fotos dos alunos em revistas nacionais, incluindo as revistas Continuum, do Itaú Cultural, A Rede (duas vezes) e Sentidos; - Aumento da visibilidade acerca dos direitos e da cultura dos surdos através da participação em debates; - Oficinas realizadas para fortalecer os jovens multiplicadores nas áreas de photoshop, metodologia de ensino, edição de vídeo, elaboração e administração de projetos, redes sociais, uso da internet, direto à comunicação, direitos dos surdos; - Publicações em mais que 20 revistas e jornais; - Participação em mais que 10 exposições de rua; - Quatro materiais de TV; - Finalista no Prêmio Cultura Viva 2010; - Contemplado no edital do Centro Cultural Correios para a primeira exposição de grande formato do projeto, planejada para 2012; - Realização do primeiro curso de Animação Stop Motion para surdos em Pernambuco (2011).
Status atual da solução
Em aplicação
Como ocorre/ocorreu a divulgação da Solução?
Informações sobre a solução
Pergunta: | Sim | Não |
---|---|---|
A Solução aborda o uso sustentável de recursos, as áreas naturais e o conhecimento tradicional? | - | |
Formou agentes disseminadores do projeto? | - |