Projeto Rompendo o Silêncio – É preciso falar.
Temas Relacionados
Localização
Rua Padre Stripolli, 1050 - CAMARGO / RS
Áreas de Atuação
Saúde, Assistência Social, Educação
Resumo
O projeto surgiu a partir da Rede de Apoio a Escola - RAE, onde atuam interdisciplinarmente a Escola Estadual de Ensino Médio Pandiá Calógeras, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social e Conselho Tutelar, o qual busca atuar na prevenção e combate ao suicídio, tendo como público prioritário a comunidade escolar, com extensão para a comunidade em geral. O projeto justifica-se pela demanda apresentada por alunos de diferentes turmas da Escola Pandia Calógeras, ao manifestarem comportamentos autodestrutivos e demandas da população, desta forma, sentiu-se a necessidade de elaborar este projeto pensando em ações de prevenção ao suicídio e de valorização da vida. Tendo os seguintes objetivos: Abrir espaços de discussão sobre o suicídio na comunidade escolar e em geral, Desenvolver ações de reflexão e valorização da vida, Engajar a comunidade no Setembro Amarelo, Criar estratégias contínuas de caráter preventivo e curativo.
Público Alvo
Comunidade escolar e em geral.
Local da Implementação da Solução
Escola Estadual Pandia Calógeras e Espaços na Comunidade.
Abrangência
Local
Parceiros
Sim. Prefeitura Municipal de Camargo, Escola Estadual Pandia Calógeras, Conselho Tutelar
Período de Desenvolvimento da Solução
Anos de 2017 e 2018
Quais foram as principais influências na construção da Solução?
Alta incidência de comportamentos auto-destrutivos identificados na população, trabalho construido em rede, de forma interdisciplinar.
Quais os principais resultados observados (até agora)?
• Qualificação do atendimento prestado pelo serviço público de saúde, resultando no aumento do numero de notificações de lesões autoprovocadas e tentativas de suicídio. Alem do aperfeiçoamento dos profissionais de saúde, assistência social, educação e conselho tutelar quanto a abordagem e atendimento da demanda. • A partir do desenvolvimento do projeto, maior vinculação dos adolescentes com professores e profissionais de saúde, tendo maior busca deste público na UBS. • Fortalecimento e definição da rede para abordagem na demanda. • Ampliação de casos identificados por parte dos professores. • Diminuição considerável de comportamentos autodestrutivos e sintomas depressivos; • Aumento da conscientização do publico em geral, acarretando procura por atendimento na UBS.
Status atual da solução
Concluído
Houve algum obstáculo na concepção/implementação da Solução?
Resistência por parte de uma parcela dos profissionais da educação na implementação do projeto.
A Solução possui financiamento? Quais?
Sim. Recurso publico municipal.
A Solução possui potencial de replicabilidade? Quais?
Sim. Pretende-se dar continuidade nos anos subsequentes, com as adaptações necessárias.
Como ocorre/ocorreu a divulgação da Solução?
Informações sobre a solução
Pergunta: | Sim | Não |
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A Solução aborda o uso sustentável de recursos, as áreas naturais e o conhecimento tradicional? | - | |
A Solução aborda problemas de pobreza? | - | |
A Solução aborda os desafios dos direitos humanos, a justiça social, a equidade para todos os povos? | - | |
A Solução aborda a discriminação de gênero? | - | |
A Solução respeita/inclui direitos de povos indígenas e comunidades locais? | - | |
O projeto contribui no fortalecimento do trabalho e renda? | - | |
A Solução estabelece rotas de acesso à informação e para consulta pública? | - | |
Promove a resolução pacífica de conflitos? | - | |
A metodologia utilizada é inovadora? | - | |
A Solução possui uma sistematização/metodologia/passo a passo? | - | |
Ocorre a troca de informações? | - | |
Formou agentes disseminadores do projeto? | - |