Programa de Apoio/Fortalecimento das Famílias/Cuidadores de Crianças com a SCvZ.
Temas Relacionados
Localização
Av. Maurício de Nassau, Recife - PE, Brasil - Recife / PE
Áreas de Atuação
.
Resumo
Promover o empoderamento das Famílias para serem protagonistas do cuidado de suas crianças com SCvZ superando seus medos, frustrações e situações adversas, é um grande desafio. A proposta foi implantar grupos de apoio e de empoderamento que contribuíam com essas famílias para a garantia de direitos, de apoio psicossocial e na estimulação ao desenvolvimento infantil no domicilio criando novos modelos de Programa de Intervenção Precoce focado nas famílias e na transdisciplinaridade.
Público Alvo
Público-alvo: Famílias, cuidadores, crianças e profissionais de saúde, Educação e assistência social.
Local da Implementação da Solução
Av. Maurício de Nassau, Recife - PE, Brasil
Abrangência
Estadual
Parceiros
Os grupos contaram com apoio do UNICEF construção dos kits, videos, folders e manual de orientações as famílias.
Quais foram as principais influências na construção da Solução?
Famílias/Cuidadores fragilizados com crianças com a síndrome congênita do Zika necessitando de apoio biopsicossocial, informação e treinamento para atender suas necessidades e enfrentar a complexa situação de saúde das crianças acometidas por essa epidemi
Quais os principais resultados observados (até agora)?
Atualmente encontram-se em Programa de Reabilitação no Centro Especializado em Reabilitação "Menina dos Olhos" 158 crianças com a Síndrome Congênita do Zika, 108 famílias participam ou participaram do Grupo de Apoio Psicossocial e 94 famílias participam ou participaram do Grupo de Empoderamento. 176 famílias foram treinadas e receberam kits multissensoriais para uso como ferramenta para estimular o desenvolvimento global das crianças com síndrome congênita do Zika. O processo de reflexão e novo modelo de intervenção precoce possibilitaram a crescimento profissional e institucional contribuindo para a melhoria da linha de cuidado intrainstitucional e da reformulação da construção do Programa Terapêutico Singular, fortelecendo os vínculos entre as profissionais, famílias e crianças e promovendo o protagonismo das famílias.
Status atual da solução
Em aplicação
Houve algum obstáculo na concepção/implementação da Solução?
As vulnerabilidades biopsicossociais em algumas famílias, tem mostrado a necessidade novas tecnologias que intensifiquem o apoio familiar. No momento, para as famílias com mais vulnerabilidade está sendo implantado o apoiado familiar, que conheça mais de
A Solução possui financiamento? Quais?
Inicialmente apenas recursos institucionais, mobilização dos profissionais e apoio de voluntário da sociedade. Posteriormente apoio do UNICEF para desenvolvimento de metodologias, instrumentos e material didático.
A Solução possui potencial de replicabilidade? Quais?
Sim, desde que seja uma construção coletiva (famílias, profissionais), com transdisciplinaridade, linguagem simples e metodologia ativa.
Como ocorre/ocorreu a divulgação da Solução?
Informações sobre a solução
Pergunta: | Sim | Não |
---|---|---|
A Solução aborda o uso sustentável de recursos, as áreas naturais e o conhecimento tradicional? | - | |
Formou agentes disseminadores do projeto? | - |