ECOS DO BEM: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO TERRITÓRIO DO BEM
Localização
Rua Tenente Setúbal, 93 - São Benedito - Vitória/ES / ES
Áreas de Atuação
N/A
Resumo
Moradores do Território do Bem (Vitória – ES) se organizam, promovem educação ambiental e revitalizam terrenos degradados nas comunidades. Pontos sujos, onde se deposita lixo de maneira inapropriada, são ameaças ao desenvolvimento local sustentável e oferecem risco às famílias moradoras de morros.
Público Alvo
Lideranças Comunitárias Famílias de baixa renda
Local da Implementação da Solução
Vitória/ES
Abrangência
Local
Parceiros
Secretaria municipal em geral; caixa/PNUD; Fíbria, Cobra Engenharia e Padarias; CISV Brasil; UFES/Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo; Centro Educacional Charles Darwin; Gráfica da UFES; ONG Moradia e Cidadania dos Empregados da CAIXA.
Período de Desenvolvimento da Solução
N/A
Quais foram as principais influências na construção da Solução?
O fórum de moradores “Bem Maior”, em parceria com o Ateliê de Ideias, constatou que o principal problema ambiental das oito comunidades que compõem o Território do Bem são os pontos sujos.
Quais os principais resultados observados (até agora)?
Foi realizado o mapeamento de 216 pontos sujos no Território do Bem. De acordo com o centro de controle de zoonoses da Prefeitura Municipal de Vitória, em duas semanas, os participantes do projeto trabalharam a sensibilização e a educação ambiental em 2.173 domicílios e distribuíram 1.450 contentores de lixo doméstico, a partir da prévia constatação de que muitos moradores do local sequer tinham lixeiras em casa. Realizou-se também a limpeza de seis pontos sujos. Destes, dois terrenos foram transformados em parques e jardins das comunidades Jaburu e Floresta, localizados em regiões de morro e onde antes só havia lixo. Comunidades e voluntários retiraram mais de seis caminhões de lixo dos locais e criaram pontos de atividades recreativas, incluindo uma horta comunitária. Na comunidade de Floresta as crianças batizaram o local de Parque da Amizade e agora utilizam frequentemente essa área de lazer, que conta com amarelinha e pista de carrinho pintados no chão e outros brinquedos feitos com aproveitamento de materiais. Já no Jaburu, além do passatempo para crianças – que deram ao espaço o nome de Parque do Bem – foram criados uma horta e espaços de convivência para os adultos e jovens. Um fato interessante foi o envolvimento de moradores do bairro na continuidade das obras dos parques e no seu cuidado, mesmo após o término das atividades. Outra conquista do projeto foi a instalação de mais equipamentos de coleta seletiva no território e, como consequência, constatou-se o aumento do volume de lixo seco depositado neles pelos moradores. Vale destacar outro impacto alcançado pelo projeto: efetivou-se a abertura de diálogo para a elaboração de uma política participativa de gestão de resíduos entre moradores mais conscientes e organizações mais sensibilizadas para a resolução do problema.
Status atual da solução
Em aplicação
Houve algum obstáculo na concepção/implementação da Solução?
N/A
A Solução possui financiamento? Quais?
N/A
A Solução possui potencial de escalonamento? Quais?
N/A
A Solução possui potencial de replicabilidade? Quais?
N/A
Como ocorre/ocorreu a divulgação da Solução?
Informações sobre a solução
Pergunta: | Sim | Não |
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A Solução aborda o uso sustentável de recursos, as áreas naturais e o conhecimento tradicional? | - | |
A Solução aborda problemas de pobreza? | - | |
O projeto contribui no fortalecimento do trabalho e renda? | - | |
A metodologia utilizada é inovadora? | - | |
A Solução possui uma sistematização/metodologia/passo a passo? | - | |
Ocorre a troca de informações? | - | |
Formou agentes disseminadores do projeto? | - |