Estratégias de saúde por meio de recursos naturais na Escola de Ensino Médio do Assentamento Lagoa do Mineiro
Temas Relacionados
Localização
Av. L3 Norte, Gleba A, Campus Darcy Ribeiro - Brasília / DF
Áreas de Atuação
Integração, Inteligência e Formação
Resumo
As plantas medicinais são utilizadas pelas as comunidades do nosso território há vários anos, para o tratamento e a cura de doenças. Observando a necessidade de se obter medicamentos naturais fortalecendo essa prática do cultivo e do uso dos remédios caseiros na EEM Francisco Araújo Barros, foi desenvolvido o projeto de intervenção com os seguintes objetivos: a) Identificar a cura de doenças nas plantas medicinais; b) Descrever os benefícios das plantas medicinais; e c) Avaliar o índice de cura nos educandos através dos recursos medicinais naturais. Foram desenvolvidas palestra com os educandos com o tema “Benefícios das plantas medicinais; Promoção de doação de plantas medicinais feita pelos educandos; trabalhou-se o resgate e cultivo contínuo do canteiro de plantas medicinais na escola do campo; r foi produzida uma cartilha com imagens e benefícios de cada planta medicinal existente no canteiro produzido.
Público Alvo
Alunos e Professores da Escola de Ensino Médio do Assentamento Lagoa do Mineiro
Local da Implementação da Solução
Escola de Ensino Médio do Assentamento Lagoa do Mineiro
Abrangência
Local
Parceiros
Direção da Escola de Ensino Médio do Assentamento Lagoa do Mineiro e Movimento dos Sem Terra
Período de Desenvolvimento da Solução
agosto de 2017 à agosto de 2018.
Quais foram as principais influências na construção da Solução?
Mobilização social, organização e promoção da saúde.
Quais os principais resultados observados (até agora)?
A partir de estudos realizados diretamente com os educados do 2° C, constatou-se que existia um alto índice de alunos que “adoeciam”. Com dores de barriga, dor de cabeça, tonturas, vômito, etc. Visando a diminuição desses problemas, buscou-se como alternativa, chás de plantas medicinais, uma vez que são de origem natural. E assim, não comprometendo saúde dos educandos, risco es e, que aparece quando existe uma automedicação (produtos comprados em drogarias). Nos 25 casos de doenças que foram oferecidos chás naturais, existiu uma melhora singular em 80% dos casos em um curto espaço de tempo. Em 12% dos casos existiu uma melhora a longo prazo. E 8% dos casos precisou-se de ajuda especializada. O que nos leva a conclusão de que uma parte considerável dos casos teve melhora, sustentando a tese apresentada. Concluímos este trabalho com a certeza de que os alunos da turma do 2º ano da referida escola, sabe a utilidade de uma diversidade de plantas medicinais, e a importância de manutenção dessas ervas em suas comunidades tradicionais, trazendo também para o âmbito escolar.
Status atual da solução
Concluído
Houve algum obstáculo na concepção/implementação da Solução?
Não
A Solução possui financiamento? Quais?
Não
A Solução possui potencial de escalonamento? Quais?
Sim. Primeiramente tem a mobilização da comunidade, formação, construção de horta medicinal e utilização dos produtos para o tratamento de saúde.
A Solução possui potencial de replicabilidade? Quais?
Sim. Forma de mobilização da comunidade para a construção da horta e utilização das plantas.
Como ocorre/ocorreu a divulgação da Solução?
Informações sobre a solução
Pergunta: | Sim | Não |
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A Solução aborda o uso sustentável de recursos, as áreas naturais e o conhecimento tradicional? | - | |
A Solução aborda problemas de pobreza? | - | |
A Solução aborda os desafios dos direitos humanos, a justiça social, a equidade para todos os povos? | - | |
A Solução aborda a discriminação de gênero? | - | |
A Solução respeita/inclui direitos de povos indígenas e comunidades locais? | - | |
O projeto contribui no fortalecimento do trabalho e renda? | - | |
A Solução estabelece rotas de acesso à informação e para consulta pública? | - | |
Promove a resolução pacífica de conflitos? | - | |
A metodologia utilizada é inovadora? | - | |
A Solução possui uma sistematização/metodologia/passo a passo? | - | |
Ocorre a troca de informações? | - | |
Formou agentes disseminadores do projeto? | - |