TRATAMENTO COMUNITÁRIO - PARTICIPAÇÃO E MUDANÇA
Localização
Rua Cel José de Barros, 47 - Centro - Sorocaba/SP - Sorocaba / SP
Áreas de Atuação
Vulnerabilidade e excussão social
Resumo
O Tratamento Comunitário é uma metodologia de intervenção na área de uso de drogas e sofrimento social ( situação de rua, violência etc.), produzida a partir de experiências geradas em dez países da América Latina. Consiste em um conjunto de ações, instrumentos e práticas que tem como finalidade a melhoria das condições de vida dessas pessoas e também das comunidades onde elas vivem. Constróem-se estratégias de intervenção com a comunidade, na comunidade e para a comunidade, conjuntamente com todos os atores sociais presentes nesses espaços através de redes formadas por relações amigáveis. A tecnologia conta com um sistema consistente de avaliação dos processos e dos resultados
Público Alvo
Adolescentes Adulto Afrodescendentes Analfabetos; Catadores de material reciclável; Crianças; Desempregados; Famílias de baixa renda; Gestantes; Jovens Lideranças Comunitárias; Mulheres; População Carcerária.
Local da Implementação da Solução
Sorocaba/SP
Abrangência
Internacional
Parceiros
Convivir - Calli - Colombia Corporacion Consentidos - Bucaramanga - Colombia Brasil Fundacion EFAD Chile Junta Nacional de Drogas - Uruguai ANDA - Peru CEJUV - México Pastoral Penitenciaria de San pedro Sulla _ Honduras Humanitas.
Quais os principais resultados observados (até agora)?
Aumentar o acesso e a participação de pessoas consumidoras de drogas e que vivem em contextos de alta vulnerabilidade ao processo de formulação de respostas e soluções aos problemas vividos por elas e por sua comunidade. OBJETIVO ESPECÍFICO 1)Formação de equipes (profissionais, lideres comunitários e educadores pares) em 13 comunidades para o desenvolvimento do dispositivo de redes e acompanhamento do caso. 2)Implantação de dispositivos de intervenção de redes: a)rede subjetiva comunitária composta pelas pessoas que vivem e atuam na comunidade e tem relações amigáveis com a equipe, b)de recursos comunitários (serviços formais e não formais na área de saúde, educação, segurança, orientação psicológica trabalho, etc). 3)Construção e implementação de espaços de escuta de baixo limiar de acesso e baixa complexidade (escuta e acolhimento). 4)Compartilhamento de casos de pessoas em situação de uso problemático de drogas (assistência básica, redução de dano, atenção médica e psicológica, educação, capacitação e inserção no trabalho) em rede com a utilização de instrumentos previamente elaborados. 5)Publicação sobre a sistematização da metodologia desenvolvida para o processo de multiplicação da tecnologia em outras comunidades.
Status atual da solução
Em aplicação
Como ocorre/ocorreu a divulgação da Solução?
Informações sobre a solução
Pergunta: | Sim | Não |
---|---|---|
A Solução aborda o uso sustentável de recursos, as áreas naturais e o conhecimento tradicional? | - | |
Formou agentes disseminadores do projeto? | - |